Um grupo de pessoas nem sempre consegue ser uma Equipa

Junho 07, 2019

Junho 2019

As empresas para funcionarem precisam de pessoas, mas nem todas as empresas conseguem criar uma verdadeira equipa.

O caso que partilho hoje é um exemplo que, por analogia, conseguimos perceber que há ingredientes necessários para existir uma verdadeira equipa.

A minha filha pratica ginástica acrobática e, como é normal, o trabalho desenvolvido durante o ano culmina em algumas provas e saraus, nos quais é envolvida toda a turma. Acontece que nem todos os elementos da turma estão alinhados com o espírito de equipa que é necessário e imprescindível para que a atuação aconteça, e não se sentem comprometidos com o grupo e com as responsabilidades assumidas pelos professores e o clube relativamente aos convites recebidos para atuarem, sendo-lhes indiferente abandonar a equipa antes dos saraus começarem. E foi isto mesmo que aconteceu :-(

A apenas uma semana dos saraus começarem, depois de imensos ensaios de grupo, onde se afinaram as dificuldades de cada um em termos individuais em prol da performance de grupo, alguns elementos abandonam o grupo porque tinham outras motivações para os mesmos dias dos saraus… sem se importarem com as colegas da equipa, professores e compromissos assumidos…

A situação criou, como era de esperar, instabilidade no grupo, insegurança nas restantes meninas, o esquema da atuação teve de ser repensado nesse mesmo dia e as restantes meninas só tiveram esse mesmo dia para ensaiar o novo esquema… e esperando que tudo corresse bem.

Aqui, não está apenas em causa a imaturidade que existe nestas idades, mas uma falta de COMPROMISSO EMOCIONAL que é fundamental existir para que este tipo de situação não aconteça, ou por outras palavras não existe ENGAGEMENT nas meninas que saíram da equipa a poucos dias dos eventos. Estas meninas gostam de fazer ginástica, mas as suas motivações não estavam alinhadas com o propósito de grupo e foi-lhes fácil defraudar as expectativas das suas colegas e dos seus professores, pois não perceberam que são elementos fundamentais para que a equipa funcione a 100%.

Isto acontece também em contexto organizacional e a maioria das empresas não está atenta à necessidade de trabalhar a sua equipa para que consiga elevar a máxima performance e atingir os resultados que tanto ambiciona.

Vale a pena pensar nisto.