Rotatividade de Recursos Humanos: Sintomas, Causas, Consequências e Tratamentos

Agosto 05, 2019

Agosto 2019

A gestão de pessoas é um dos grandes desafios atuais para os gestores de recursos humanos.

A rotatividade de pessoas ou turnover, nada mais é do que a entrada e saída dos colaboradores de uma organização, calculado através de um rácio que quanto mais alto for, mais alarmante a situação se torna.

Cada vez temos conhecimento de mais casos destes, muitas vezes, deixando a empresa em situações complicadas – quando saem muitos recursos em massa, por opção própria, além de indicar falta de retenção de talentos, mostra um claro desinteresse dos colaboradores em permanecerem na empresa.

O turnover é algo oneroso para a organização já que todo o investimento no processo de procura, contratação e formação dessa pessoa, terá de se repetir. Todos sabemos que, na maioria dos casos, sobretudo para cargos de chefia, o processo de seleção e recrutamento é dispendioso em termos monetários e de tempo. Além disso, há um fator pouco tido em linha de conta, mas que tem um poder imensurável: o passa-a-palavra negativo para os colegas da mesma área. Todos estamos a par do sigilo profissional, mas quando um colega pede informações a quem conhece a organização, as advertências serão positivas ou negativas dependendo da experiência.

O mercado, que se encontra altamente competitivo, está numa fase ótima para muitas pessoas darem “o salto”. Cada vez mais vemos as pessoas preocupadas em ter uma maior qualidade de vida e a fazerem o que gostam. Certo dia ouvi alguém proferir uma frase que reflete bem o momento que a maioria das pessoas está a atravessar: “para quê alimentar os sonhos dos outros quando tenho os meus próprios?”. Esta necessidade urgente de afirmarem o seu “eu” está a levar a que procurem perseguir e realizar os seus sonhos.

Consequentemente, os gestores de Recursos Humanos têm de estar atentos aos seus ativos mais preciosos: as pessoas.

Sintomas de insatisfação

  • Mau ambiente organizacional
  • Falta de comunicação entre e dentro das equipas
  • Precário acompanhamento pelos líderes de equipa
  • Conflito com as chefias
  • Desinteresse dos Recursos Humanos pelas pessoas

Causas

  • Remuneração desajustada
  • Egos inflamados
  • Má contratação
  • Escolha errada de líderes e chefes
  • Falta de coerência da gestão de topo
  • Falta de reconhecimento
  • Falta de plano de progressão na carreira
  • Rotina

Consequências

  • Queda do engagment com a equipa e organização
  • Diminuição da produção – menor empenho em realizar, e bem, as tarefas
  • Aumento do nível de absentismo
  • Desrespeito pelos chefes, líderes e pares

Tratamento

  • Programa de teambuiling ajustado às necessidades da organização
  • Reconhecimento pelo trabalho e empenho
  • Salário emocional
  • Recolha e colocação em prática das medidas de melhoria sugeridas
  • Contratação eficaz
  • Horário flexível
  • Confiança nos colaboradores
  • Congruência entre os valores defendidos pela empresa e as ações da gestão de topo

Num mercado cada vez mais volátil e competitivo, trate da sua equipa como quer que ela trate a sua organização.

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