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Rotatividade de Recursos Humanos: Sintomas, Causas, Consequências e Tratamentos
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Agosto 2019
A gestão de pessoas é um dos grandes desafios atuais para os gestores de recursos humanos.
A rotatividade de pessoas ou turnover, nada mais é do que a entrada e saída dos colaboradores de uma organização, calculado através de um rácio que quanto mais alto for, mais alarmante a situação se torna.
Cada vez temos conhecimento de mais casos destes, muitas vezes, deixando a empresa em situações complicadas – quando saem muitos recursos em massa, por opção própria, além de indicar falta de retenção de talentos, mostra um claro desinteresse dos colaboradores em permanecerem na empresa.
O turnover é algo oneroso para a organização já que todo o investimento no processo de procura, contratação e formação dessa pessoa, terá de se repetir. Todos sabemos que, na maioria dos casos, sobretudo para cargos de chefia, o processo de seleção e recrutamento é dispendioso em termos monetários e de tempo. Além disso, há um fator pouco tido em linha de conta, mas que tem um poder imensurável: o passa-a-palavra negativo para os colegas da mesma área. Todos estamos a par do sigilo profissional, mas quando um colega pede informações a quem conhece a organização, as advertências serão positivas ou negativas dependendo da experiência.
O mercado, que se encontra altamente competitivo, está numa fase ótima para muitas pessoas darem “o salto”. Cada vez mais vemos as pessoas preocupadas em ter uma maior qualidade de vida e a fazerem o que gostam. Certo dia ouvi alguém proferir uma frase que reflete bem o momento que a maioria das pessoas está a atravessar: “para quê alimentar os sonhos dos outros quando tenho os meus próprios?”. Esta necessidade urgente de afirmarem o seu “eu” está a levar a que procurem perseguir e realizar os seus sonhos.
Consequentemente, os gestores de Recursos Humanos têm de estar atentos aos seus ativos mais preciosos: as pessoas.
Sintomas de insatisfação
- Mau ambiente organizacional
- Falta de comunicação entre e dentro das equipas
- Precário acompanhamento pelos líderes de equipa
- Conflito com as chefias
- Desinteresse dos Recursos Humanos pelas pessoas
Causas
- Remuneração desajustada
- Egos inflamados
- Má contratação
- Escolha errada de líderes e chefes
- Falta de coerência da gestão de topo
- Falta de reconhecimento
- Falta de plano de progressão na carreira
- Rotina
Consequências
- Queda do engagment com a equipa e organização
- Diminuição da produção – menor empenho em realizar, e bem, as tarefas
- Aumento do nível de absentismo
- Desrespeito pelos chefes, líderes e pares
Tratamento
- Programa de teambuiling ajustado às necessidades da organização
- Reconhecimento pelo trabalho e empenho
- Salário emocional
- Recolha e colocação em prática das medidas de melhoria sugeridas
- Contratação eficaz
- Horário flexível
- Confiança nos colaboradores
- Congruência entre os valores defendidos pela empresa e as ações da gestão de topo
Num mercado cada vez mais volátil e competitivo, trate da sua equipa como quer que ela trate a sua organização.
Contacte-nos e peça uma avaliação.
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