Os 3 Elementos-Chave a ter em Conta Para Conseguir que a Sua Equipa Conclua o Trabalho Dentro do Timing

Agosto 09, 2019

Agosto 2019

Se deseja ter uma equipa mais produtiva e motivá-la quando sente que o trabalho poderá não ser concluído a tempo, é necessário ter em contra estes 3 elementos-chave:

1. Colocar questões que ajudem a(s) pessoa(s) a seguir em frente 🔜

Esqueça as questões que se iniciem com “Porque é que…” pois este tipo de perguntas induz, com muita frequência, a respostas defensivas, mesmo que de forma inconsciente, gerando motivo para a(s) pessoa(s) se defenderem, se justificarem ou arranjarem desculpas para o atraso.

Perante esta necessidade, ao invés deste tipo de questões, opte por perguntas que ajudem a(s) pessoa(s) a pensar no presente e no futuro, como por exemplo:

- “O que é que precisamos de fazer para que se consiga terminar isto a tempo?”

 ou

- “Como farias para concluíres esta tarefa agora?”

Com este tipo de questões vai conseguir da equipa uma resposta pró-ativa e um assumir de responsabilidade para levar a cabo a conclusão da tarefa dentro do prazo.

2. Não esquecer de questionar sobre os detalhes necessários à conclusão da tarefa 🤔

Dê oportunidade à(s) pessoa(s) para transmitir(em) o que, na sua opinião, está em falta, de modo a validar se os detalhes são suficientes para a tarefa ficar de facto concluída dentro do prazo definido.

Identificar recursos em falta, definir tarefas e subtarefas, atribuir responsáveis para os diferentes pontos a tratar.

Este ponto é também muito importante para perceber, com antecedência, se não está a faltar nada à checklist.

3. Definir um Timeline 

Para todas as tarefas e subtarefas que venham a ser definidas, assim como para a organização de recursos em falta, deverá ser definido um timeline.

É fundamental existir um cronograma, onde haja uma clara atribuição de funções e responsabilização, tornando-se mais fácil a comunicação entre todos e a execução do follow-up on-time. E sempre que for preciso, não irá precisar de perder muito tempo para fazer o ponto de situação.

 

Não esqueça que, enquanto líder de uma equipa, a sua tarefa principal é assegurar que a equipa sabe o que tem de fazer, quando o tem de fazer, que tem de prestar contas sobre o que lhe é destinado fazer, num determinado período de tempo, numa comunicação clara e fluída.

Se conseguir aplicar estes 3 elementos-chave irá conseguir trabalhar a sua equipa para uma melhor performance, e os resultados serão visíveis no desempenho da sua empresa. 💪🎯