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O que está na Base Da Insatisfação
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Com frequência encontro empresários(as) e diretores(as) que não estão satisfeitos(as) com a forma como a empresa está a funcionar e o rumo que está a ser tomado, e já sem energia e entusiamo acabam por cair em inação para inverter a situação, e é comum ouvir frases como: "não consigo que a equipa tenha outra maneira de ver e de estar…"; "não consigo que se empenhem mais"; "não há compromisso em fazer crescer a empresa"; "parece que só eu estou a "remar" para a frente…"; "não sei como obter mais dedicação"; "não consigo consenso entre a própria Direção"....
Perante estes desabafos, tenho colocado perguntas como:
i) O que tem feito para mudar? E as respostas mais usuais têm sido: 1 Já tentamos falar com eles, mas não há mudanças… As pessoas não mudam!; 2 Nada, não tenho muito jeito para lidar com as diferentes personalidades! Esperava mais responsabilidade e bom senso, mas não é o que vejo...
Neste caso, é importante destacar que só tentando novas abordagens poderá obter resultados diferentes, e mantendo a situação, o problema só vai agravar-se, quer para a empresa como em termos pessoais.
ii) Quando necessitou de recrutar as pessoas como o fez? Para além das competências técnicas e experiência, o que mais incluiu como critério de admissão? E a resposta mais frequente é: analisamos o CV e após uma entrevista escolhemos a pessoa praticamente com base na parte técnica da função.
Neste caso, precisa redefinir a forma de recrutar e para os que já fazem parte da empresa, está sempre a tempo de começar a definir normas, regras e valores mais elevados, assim como objetivos individuais (não apenas de cariz técnico) para o ajudar a fazer uma “seleção” natural de quem estará disposto a manter-se na empresa.
iii) Acredito que a empresa tenha definido REGRAS, NORMAS, VALORES para poder ter a equipa que deseja e conseguir atingir os objetivos que deseja, mas gostaria de saber qual é a forma de comunicação que utilizam para ter o alinhamento das pessoas? A resposta mais corrente é: bem,… não temos isso definido e formalizado, como se calhar outras empresas fazem, pois somos todos adultos, temos especialistas nas suas funções e eles sabem o que têm de fazer, e o que se espera é bom senso, respeito por todos…
Neste caso, o(a) empresário(a) tem de perceber que a responsabilidade de construir a equipa (aqui também estão incluídos os(as) diretores(as)) é sua, e terá de definir muito bem o que deseja para ter a equipa que o(a) ajude a construir o seu negócio, pelo que não pode ficar à espera do bom senso e do profissionalismo para ter o melhor de todos na empresa. Há que ter a coragem para lidar com a situação, há que procurar melhorar as capacidades de liderança para conseguir a inclusão de todos e obter a responsabilização (de forma natural) de todos para se envolverem nos objetivos e cultura definida.
iv) Como comunicam os vossos objetivos para fazer crescer a empresa? A resposta mais comum tem sido: Temos objetivos globais para crescer X% em vendas/ano, mas apenas é transmitido à equipa comercial e tentamos trabalhar objetivos individuais neste caso.
Neste ponto, é preciso mudar a forma como são definidos os objetivos de crescimento, olhar para outras dimensões da empresa, incluir e envolver toda a equipa, e não apenas a área comercial, e definir planos de ação para uma melhor gestão da equipa em prol dos objetivos e resultados que se pretendem atingir.
Se se identifica com alguma destas situações, acredite que é possível melhorá-la, invertê-la, mas terá de fazer algo para isso. Se deixar as coisas como estão não irá conquistar melhor desempenho da sua equipa e a sua energia e motivação pessoal irão continuar a deteriorar-se.
Não sabe como e o que fazer? Tem dificuldade em lidar com as pessoas? Sente-se fora da sua zona de conforto para realizar estas mudanças? Não precisa fazer as coisas sozinho(a). Há quem o(a) possa ajudar! Só tem de dar o primeiro passo. ✅🆙🔝
#insatisfacao #comunicacao #melhordesempenho
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