Blog
Destaques
Você é uma Inspiração para o seu Staff?
Julho 17, 2019
Julho 2019
Ler Mais →
Rotatividade de Recursos Humanos: Sintomas, Causas, Consequências e Tratamentos
Agosto 05, 2019
Agosto 2019
Ler Mais →
OS SEUS LIDERES CONSTROEM OU CONSOMEM CONFIANÇA? Os 4 Grupos de Comportamentos geradores de Confiança
Julho 17, 2019
Julho 2019
Ler Mais →
Como é que a equipa pode funcionar ao seu melhor nível? PARTE 2
Agosto 27, 2019
Agosto 2019
Como é que a nossa equipa pode funcionar ao seu melhor nível? 💪 🤔
Apesar deste tema ser um dos desafios mais comuns nas empresas, nem sempre os(as) empresários(as) e os(as) diretores(as) estão muito à vontade para trabalhar este tema, mas é possível fazê-lo de forma simples e clara de modo a conseguir proporcionar aos colaboradores condições para alcançarem melhores performances de desempenho.
No meu artigo anterior falei sobre o passo 1: o SIGNIFICADO, e hoje abordo o passo 2 de 3 para conseguir que a equipa funcione ao seu melhor nível, que é a MEDIÇÃO / AVALIAÇÃO.
Neste ponto, importa perceber:
i. até que ponto os membros da equipa têm noção sobre o seu nível de desempenho;
ii. se existe uma clara visibilidade, para eles próprios e para o(a) chefe de linha / Diretor(a), sobre o nível de desempenho que estão a ter?
Não importa que tipo de método utiliza (ex: dashboard, scorecard, gráficos, …) desde que seja simples e objetivo, de fácil interpretação visual sobre o desempenho de cada elemento da equipa.
Agora, numa escala de 1 a 10 (onde 10 é o máximo) como se classificaria nas seguintes questões:
1. Considera que a sua empresa está bem posicionada nas duas vertentes?
2. Considera que os colabores apresentam bons desempenhos nas suas funções?
3. Considera que todos os colaboradores responderam de uma forma justa/correta quanto à sua performance individual, que eles têm bom senso, até porque falam com bastante frequência sobre isto?
Mesmo que a sua resposta a esta questão seja SIM, acredite que não é suficiente, não chega para criar energia necessária para elevar o desempenho da sua equipa. Precisa que criar um sistema de acompanhamento simples, um rastreador de performance, que se adeque ao seu caso, de modo a poder visualizar o objetivo que este definido e o desempenho que cada pessoa apresenta até aquele momento, assim como poderá perceber o que ainda precisa de ser feito no tempo restante (para o dead-line).
Não se esqueça que: i) os colaboradores de alto desempenho gostam de ter visibilidade do seu desempenho, eles elevam a sua motivação quando há visibilidade sobre a sua performance; ii) as pessoas que mais reclamam são aquelas que, na verdade, não apresentam os melhores resultados. Assim, não tem de se preocupar em criar esta exposição, pois a sua empresa só tem a ganhar.
Deixo ainda uma ressalva para que haja o cuidado de respeitar os limites da razoabilidade, quanto ao estabelecimento de objetivos / metas, para que não se caia no exagero e poder expor colaboradores a desgastes físicos e mentais.
Se existir grande divergência entre a opinião individual de cada pessoa e os resultados, que são de facto atingidos, é importante perceber quais os fatores para essa ocorrência. Não evite o diálogo. Promova uma reflexão conjunta com as partes envolvidas, sob a base de uma comunicação clara e aberta.
Concluindo: comece por pontuar a sua empresa nas questões identificadas e desenvolva o quadro de performance mais adequado à situação da sua empresa e, posteriormente, inicie a fase de teste e medição dos resultados que irá obter a partir desse momento. Verá que vai potenciar a criação de uma cultura de crescimento do seu negócio, e irá atingir maiores / melhores resultados. 👉 🎯
Se conseguiu retirar alguma nova aprendizagem do que leu, porque não deixa o seu comentário?
#equipasaomelhornivel #culturadealtaperformance #motivacao #avaliacao
Veja também

Como Foi A Sua Experiência Durante A Fase De Co-finamento?
Setembro 29, 2020
Setembro 2020
Ler mais →

“Só o trabalho em Equipa vence campeonatos”
Março 20, 2020
Março 2020
Ler mais →