Como é que a equipa pode funcionar ao seu melhor nível? PARTE 2

Agosto 27, 2019

Agosto 2019

Como é que a nossa equipa pode funcionar ao seu melhor nível? 💪 🤔

Apesar deste tema ser um dos desafios mais comuns nas empresas, nem sempre os(as) empresários(as) e os(as) diretores(as) estão muito à vontade para trabalhar este tema, mas é possível fazê-lo de forma simples e clara de modo a conseguir proporcionar aos colaboradores condições para alcançarem melhores performances de desempenho.

No meu artigo anterior falei sobre o passo 1: o SIGNIFICADO, e hoje abordo o passo 2 de 3 para conseguir que a equipa funcione ao seu melhor nível, que é a MEDIÇÃO / AVALIAÇÃO.

Neste ponto, importa perceber:

i. até que ponto os membros da equipa têm noção sobre o seu nível de desempenho;

ii. se existe uma clara visibilidade, para eles próprios e para o(a) chefe de linha / Diretor(a), sobre o nível de desempenho que estão a ter?

Não importa que tipo de método utiliza (ex: dashboardscorecard, gráficos, …) desde que seja simples e objetivo, de fácil interpretação visual sobre o desempenho de cada elemento da equipa.

Agora, numa escala de 1 a 10 (onde 10 é o máximo) como se classificaria nas seguintes questões:

1. Considera que a sua empresa está bem posicionada nas duas vertentes?

2. Considera que os colabores apresentam bons desempenhos nas suas funções?

3. Considera que todos os colaboradores responderam de uma forma justa/correta quanto à sua performance individual, que eles têm bom senso, até porque falam com bastante frequência sobre isto?

Mesmo que a sua resposta a esta questão seja SIM, acredite que não é suficiente, não chega para criar energia necessária para elevar o desempenho da sua equipa. Precisa que criar um sistema de acompanhamento simples, um rastreador de performance, que se adeque ao seu caso, de modo a poder visualizar o objetivo que este definido e o desempenho que cada pessoa apresenta até aquele momento, assim como poderá perceber o que ainda precisa de ser feito no tempo restante (para o dead-line).

Não se esqueça que: i) os colaboradores de alto desempenho gostam de ter visibilidade do seu desempenho, eles elevam a sua motivação quando há visibilidade sobre a sua performance; ii) as pessoas que mais reclamam são aquelas que, na verdade, não apresentam os melhores resultados. Assim, não tem de se preocupar em criar esta exposição, pois a sua empresa só tem a ganhar.

Deixo ainda uma ressalva para que haja o cuidado de respeitar os limites da razoabilidade, quanto ao estabelecimento de objetivos / metas, para que não se caia no exagero e poder expor colaboradores a desgastes físicos e mentais.

Se existir grande divergência entre a opinião individual de cada pessoa e os resultados, que são de facto atingidos, é importante perceber quais os fatores para essa ocorrência. Não evite o diálogo. Promova uma reflexão conjunta com as partes envolvidas, sob a base de uma comunicação clara e aberta.

Concluindo: comece por pontuar a sua empresa nas questões identificadas e desenvolva o quadro de performance mais adequado à situação da sua empresa e, posteriormente, inicie a fase de teste e medição dos resultados que irá obter a partir desse momento. Verá que vai potenciar a criação de uma cultura de crescimento do seu negócio, e irá atingir maiores / melhores resultados. 👉 🎯

Se conseguiu retirar alguma nova aprendizagem do que leu, porque não deixa o seu comentário?

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