Como criar conexão com o propósito da empresa?

Julho 17, 2019

Julho 2019

“…Todos temos um propósito nas nossas Empresas…” Começava assim Isabel Paiva de Sousa no TEDxPorto, no passado sábado 6 de Abril.

Dizia ainda…” seja crescer o negócio, seja internacionalização, seja inovação… tudo será muito mais difícil sem a conectividade da equipa…”.

De facto é o que verificamos quer nas empresas (quer na nossa vida pessoal) quando há conexão tudo parece funcionar muito melhor. Confesso que esta ideia me parece tão óbvia que tive necessidade de ir ao dicionário procurar o significado da palavra.

CONEXÃO – é um substantivo feminino (até aqui está claro!) que significa “enlace, vínculo, afinidade entre pessoas ou entidades” ou ainda “relação ou ligação lógica”

Se assim é, porque não é algo natural? – E aqui recordei-me que o mote do TED 2019 é TRUST (Confiança) e não É Natural (este era o de 2018…).

Terá então esta conexão a ver com confiança? Terá a ver com a confiança no propósito? Ou terá a ver com algo (a meu ver mais profundo) com as pessoas envolvidas? Ocorre-me ainda se a conexão é algo imediato ou um processo (que passa por fases)? A reflexão que faço a esta ultima pergunta, leva-me a encontrar uma possível resposta às questões anteriores.

Acredito que CONEXÃO, do ponto de vista da relação ou ligação lógica, é algo que pode ser imediato. Se reconhecemos outros valores como competência, excelência, transparência, ética, integridade… então logicamente confiamos e cria-se a tal conexão!

E nos outros casos em que reconhecendo tudo isso… não há aquele click? Não há aquele sentimento de enlace, vinculo ou afinidade? Não há afinidade com o propósito que a empresa apregoa! Não há conexão!

Acredito que nestes casos CONEXÃO é também algo que se constrói. É um processo que se inicia com na entrevista de seleção e com a entrega de um manual (muitas vezes apenas questões contractuais) ou um conjunto de práticas no acolhimento (como uma volta pela empresa em que o responsável RH apresenta algumas das pessoas chave).

Muitas vezes fica-se por aqui! E eu pergunto-me – como pode esta pratica criar enlace, vinculo e/ou afinidade, só por si? Como pode criar conexão com o propósito da empresa?

A sugestão é de que seja um processo! Não esquecendo todas as razões logicas para que desde início haja confiança – as tais práticas ou sinais que levam a que reconheçam competência, excelência, transparência, ética, integridade… na empresa e nas pessoas!

Depois há que nutrir (palavra tão usada pelo marketing…) essa confiança! Nutrir ao envolver. Nutrir ao formar. Nutrir ao dar responsabilidades e pedir contas. Estaremos assim a criar laços ou a tal afinidade. Estaremos também a (não sendo 100% seguro) a aproximarmo-nos de um maior comprometimento com a função que desempenham… e com o propósito da empresa.